Forum do CRAM - Índice do Fórum Forum do CRAM
Fórum do Clube de Radioamadores de Americana

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

O Lado Negro do VHF Paulista
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo Tópico   Responder Mensagem    Forum do CRAM - Índice do Fórum -> VHF/UHF
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
PY2JF

MensagemEnviada: Dom Set 30, 2007 11:11 am    Assunto: O Lado Negro do VHF Paulista Responder com Citação

Esse tópico é para comentários, opiniões e sugestões sobre o artigo de mesmo título disponível aqui: http://www.cram.org.br/bomvhf_1.htm
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
pu2rod

MensagemEnviada: Dom Set 30, 2007 1:23 pm    Assunto: Responder com Citação

João, a coisa é compilicada mesmo, principalmente porque a o medo de fazer uma denuncia na anatel.
Ja vi um e-mail em uma lista que o radioamador licenciado fez uma denuncia de uma estaçao clandestina, e foi resolvido o problema, a anatel foi na casa dele primeiro achou alguma irregularidade e lacrou os equipamentos dele tambem.Talvez seja este o motivo das faltas de denuncias, principalmente em nossa cidade onde os px,clandestinos, pessoas que usam indicativos frios, estao tomando conta do vhf e ainda falam mau do CRAM pq não tem mais repetidora pra eles falarem aqui em americana, e outra eu acho que quem incentiva esse comportamento são os proprios radioamadores licenciados que ficam deixando esse pessoal falar e ainda falam com eles normalmente, mesmo sabendo que o cara é clandestino, usa indicativo frio, etc.., lembre-se, quando falo clandestino, é diferente de alguem que ta começando agora no radio e ainda não tem indicativo.
Eu acho que se todo radioamador fizesse sua parte, o vhf não estaria assim nessa decadencia, e outra, no UHF tambem ta começando a invasão.

Rodrigo Nogueira - PU2ROD
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail MSN Messenger
PU2LJJ

MensagemEnviada: Dom Set 30, 2007 7:56 pm    Assunto: Responder com Citação

.
Quem estava sintonizado na 146.910 hoje (30/09), logo após o almoço, deve ter lamentado os fatos que ali aconteciam.

Não há muito o que dizer sobre tudo o que lá ocorreu e foi dito.

Parece-me que há meia-dúzia de pessoas com firmes propósitos de tentar acabar com os 2m.

Não são radioamadores. São bandidos.
.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail
PY2JF

MensagemEnviada: Dom Set 30, 2007 10:30 pm    Assunto: Responder com Citação

Rodrigo,

Para contornar a incompetência da Anatel, basta fazer a denúncia via LABRE, dessa forma o radioamador não será perseguido.

Citação:
quem incentiva esse comportamento são os proprios radioamadores licenciados que ficam deixando esse pessoal falar e ainda falam com eles normalmente, mesmo sabendo que o cara é clandestino, usa indicativo frio, etc.., lembre-se, quando falo clandestino, é diferente de alguem que ta começando agora no radio e ainda não tem indicativo.
Eu acho que se todo radioamador fizesse sua parte, o vhf não estaria assim nessa decadencia, e outra, no UHF tambem ta começando a invasão.

Nesse caso em especial é mais complicado do que seu texto pode sugerir. Está insinuando que nós estávamos incentivando o uso da repetidora de UHF por um clandestino, e isso não procede. Um indivíduo, que você bem sabe de quem se trata, andou entrando em nossa repetidora e operando normalmente, com indicativo e se comportando como um radioamador. Fez isso no máximo cinco vezes pelo que presenciei, diferente do que “nosso amigo” insinua. Em momento algum ele me deu motivos para duvidar que não se tratasse de um radioamador. Em sendo assim, não é minha obrigação ficar policiando o espectro, pois isso é tarefa da incompetente Anatel.

Mas em seguida fui alertado pelo “nosso amigo” de que se tratava de um clandestino. Em seguida fizemos um levantamento e confirmamos que realmente se tratava de um indicativo falso. A partir desse momento, por minha sugestão, todos foram alertados de que se o indivíduo voltasse a operar nela, o melhor a fazer era sempre dar uma desculpa de que estava precisando deixar o rádio e não dar continuidade a conversa. Com esse procedimento, ele logo perceberia que estava sendo evitado, e se tivesse bom senso, ia parar de operar ou providenciar sua regularização. Mas como de costume, clandestinos não têm bom senso e nem todos que foram alertados seguiram as instruções sugeridas.

A metodologia que eu prefiro usar para manter a ordem em nossas repetidoras é bem diferente da que “nosso amigo” utiliza. Já experimentei método semelhante no passado e o resultado foi desastroso.
Eu o chamo de método do enfrentamento. Você enfrenta o clandestino na freqüência, diz para que não opere mais sem licença e o constrange na presença de todos. Ele sabe que está errado, mas mesmo assim ficará com um ódio mortal do mantenedor. Eventualmente ele se regulariza, e acredite, vai ter que aturá-lo na repetidora e estará ganhando um inimigo que vai lhe proporcionar anos de aborrecimentos. Eu tenho dois desafetos que operam no diretinho que me odeiam porque no passado eu os impedi de operar clandestinamente na repetidora de minha responsabilidade. Eles não entendem o meu lado, só o deles. E de quem é a culpa? Novamente da nossa incompetente Anatel que não faz seu papel de fiscalizar. Não era para eu estar fazendo esse serviço, e sim ela.

Nesse meio tempo, enquanto eu tomava as devidas providências, “nosso amigo” continuava fazendo pressão. Ele fez seu papel, nos alertou, providencias foram tomadas e ficamos agradecidos. Mas nas repetidoras do CRAM usamos os métodos que desenvolvemos ao longo dos anos e que sempre funcionaram, e não os que querem nos impor. Cada mantenedor cuida de sua repetidora como bem entende. E convenhamos, as repetidoras do CRAM são monitoradas e raramente apresentam problemas comportamentais. Além do mais, não faz parte dos meus princípios bater boca pela rádio.

Em seguida, vendo que da maneira sutil não surtia efeito, consegui o e-mail do indivíduo e "gentilmente" expliquei a situação e o convidei a deixar de utilizar nossa repetidora, pois a situação já estava culminando em queixa via LABRE na Anatel. Ele educadamente se desculpou pelo inconveniente e prometeu não entrar mais. E cumpriu até agora sua palavra.

Aparentemente problema resolvido, certo? Errado. “Nosso amigo” descobriu novos detalhes da vida pessoal do sujeito, e continua gerindo seus seguidores para insinuar, através de comentários anônimos que não condizem com a realidade, em fóruns, que o CRAM incentiva clandestinos. Postou-se uma lista de insinuações com nome de integrantes do CRAM, bem como outros radioamadores da cidade, com provocações preconceituosas onde as pessoas são divididas pela sua profissão e poder econômico, e não pelo seu caráter. Insinua-se também que o tal clandestino sempre está presente quando subimos no repetidor, quando na verdade ele apareceu lá uma única vez, e não por convite dos mantenedores.

Isso tudo é uma pena, pois são provocações desnecessárias. Se existe um grupo que cuida de suas repetidoras e pode dar exemplo de comportamento, esse grupo é o CRAM. Mantemos uma página conhecida nacionalmente e compartilhamos informações valiosas para a comunidade de radioamadores. Se não estamos fazendo certo, gostaria que nos mostrassem exemplos melhores a serem seguidos. Atitudes como essa vai contra o espírito do verdadeiro radioamador, que ao invés de semear amizades, semeia a discórdia.

E que lição aprendemos com esse episódio? Que sugestões nem sempre são seguidas por todos os integrantes e o comportamento de um indivíduo que insistia em dar corda para um clandestino não representa necessariamente a opinião do grupo como um todo. Estou reeditando e fazendo do artigo “Ética na Operação de Repetidoras” um livreto que será distribuído para cada um dos radioamadores que operam em nossas repetidoras. Os que não se adequarem, que procurem outra freguesia.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
pu2rod

MensagemEnviada: Dom Set 30, 2007 11:41 pm    Assunto: Responder com Citação

Isso mesmo João o melhor mesmo é não dar corda, sem discussoes via radio, sem brigas porque é isso que eles querem.

Citação:
Está insinuando que nós estávamos incentivando o uso da repetidora de UHF por um clandestino, e isso não procede.

Não citei nenhuma repetidora do CRAM, nem voces,isto acontece em todo lugar em todas frequencias.Quando me referi ao UHF, é porque varios clandestinos comprarao radios dual é so escutar em 433850.

Citação:
Se existe um grupo que cuida de suas repetidoras e pode dar exemplo de comportamento, esse grupo é o CRAM

Sei do esforço de voces na luta de um radio melhor, e das dificuldades que enfrentam para manter as repetidoras no ar com qualidade, sem preconceitos nem discriminaçoes.Se todos tivessem esta mentalidade o radio não estaria como esta hoje.

Rodrigo Nogueira - PU2ROD
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail MSN Messenger
PY2JF

MensagemEnviada: Seg Out 01, 2007 12:19 am    Assunto: Responder com Citação

Mas em breve isso vai mudar, pois estou muito confiante no nosso Projeto Identificador de Portadoras 2.0. Com essa ferramenta acessível a todos os radioamadores, as portadoras estarão com os dias contados. Estou quase na metade do artigo e acho que lá pela terça-feira estará publicado. Vai ser um marco no movimento para um VHF melhor.
PY2ATT

MensagemEnviada: Seg Out 01, 2007 8:57 am    Assunto: Responder com Citação

João
Interessante este projeto, gostaria de aplicá-lo aqui em sp.

73 ´s

PY2JF escreveu:
Mas em breve isso vai mudar, pois estou muito confiante no nosso Projeto Identificador de Portadoras 2.0. Com essa ferramenta acessível a todos os radioamadores, as portadoras estarão com os dias contados. Estou quase na metade do artigo e acho que lá pela terça-feira estará publicado. Vai ser um marco no movimento para um VHF melhor.

D-star, me aguarde.
Visite http://www.feiracom.com.br

Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
PY2JF

MensagemEnviada: Seg Out 01, 2007 10:58 am    Assunto: Responder com Citação

Ainda nesta semana estará disponível no site do CRAM. Estou tentando explicar o melhor possível para que todos possam tirar o máximo de proveito dele.

Na realidade só dos radioamadores saberem da existência disso já pensam duas vezes antes de darem portadoras. Mas tem sempre os desavisados, e essas precisam ser identificados.

Já fizemos muitos testes e está funcionando muito bem. Foram 10 radioamadores trabalhando nestes últimos dois meses cadastrando portadoras na região. Catalogamos quase 300. Os resultados e descobertas são muito interessantes.
PY2JF

MensagemEnviada: Ter Out 02, 2007 2:09 pm    Assunto: Responder com Citação

Atualizando, está disponível na primeira página do CRAM.
PY2ATT

MensagemEnviada: Ter Out 02, 2007 2:35 pm    Assunto: Responder com Citação

João
Bela matéria!!!!
Parabéns!!!!!
Vou começar a usar este programa imediatamente.

Apenas tenho duvidas com relação a conexão rádio PC por causa das impedâncias de saída de onde retirar o sinal de COR e da entrada de microfone que acho que é de 600 ohms. Não tenho certeza destes valores.
73´s

PY2JF escreveu:

D-star, me aguarde.
Visite http://www.feiracom.com.br

Editado pela última vez por PY2ATT em Ter Out 02, 2007 2:56 pm, num total de 1 vez
PY2JF

MensagemEnviada: Ter Out 02, 2007 2:55 pm    Assunto: Responder com Citação

Essa diferencia aparentemente não está causando nenhum problema. Fizemos por volta de 12 instalações e todas com sucesso.
Maielo

MensagemEnviada: Qui Out 04, 2007 12:27 am    Assunto: Responder com Citação

pu2rod escreveu:
João, "a coisa principalmente em nossa cidade onde os px"...
Acho que não pode generalizar os "PX" dessa forma, já falei uma vez, tem muitas pessoas de otimo carater na faixa, e muitos são radioamadores.

Mas bem, minha maior raiva é pela anatel que não toma conta direito, e se agente dencuniar se fera junto!

Segundo é : O que leva a um sujeito que coloca um radio na sua casa para atrapalhar os outros por portadoras, que graça tem nisso, gostaria muito de saber de um elemento desses, Eu só tenho indicativo para PX por enquanto e não tenho coragem de apertar o PTT em qualquer faixa alem das dos 11 metros, nem que seje para testar meu equipamento HF ou VHF que nunca ultilizei ainda para falar. Tenho vergonha de falar em frequencias que não posso operar.

Meu HF ta aqui de radio escuta tem 1 mes já e meu VHF quase isso, só aperto o PTT quando tiver licença!

No mais abraço a todos, Otima iniciativa !!! Parabens !!!
pt2tu

MensagemEnviada: Sex Out 05, 2007 7:36 am    Assunto: Responder com Citação

PY2JF escreveu:

Very Happy Very Happy Bom dia PY2JF, adorei o artigo sobre a possibilidade de identificar portadoras "fantasmas".

Este é um problema que estamos enfrentando aqui em Brasília de maneira crescente...

Mas fiquei numa duvida!! Preciso ter alguma placa de som instalada em meu computador? Ou posso usar a placa de som on-board? Rolling Eyes Rolling Eyes

Outra sugestão: poderiamos montar um pequeno cadastro das formas corretas de se retirar os sinais necessarios dos radios. Por exemplo: Pretendo usar um FT-212 RH da Yaesu na captura destas portadoras. Após conseguir identificar de onde retiro os sinais, poderia tirar fotos e postar aqui, para quem futuramente fosse utilizar um equipamento similar, ja tivesse essas informações de forma mais facil... Laughing

Não tenho muita pratica em eletronica. Tentarei conseguir fazer esta ligação de forma discreta. Aqui em Brasília, os nossos mais conhecidos tecnicos, são e sempre foram os suspeitos principais pelas QRM's que aqui aconteçem. Temos um de forma comprovada, que "incorporou" um gato por muito tempo.. Evil or Very Mad Evil or Very Mad Evil or Very Mad

Então pedir a ajuda dessa galerinha, é entregar o ouro ao bandido!!

Um abraço

PT2TU. Very Happy Very Happy
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
PY2JF

MensagemEnviada: Sex Out 05, 2007 7:50 am    Assunto: Responder com Citação

Boa idéia, eu já tenho aqui a foto dos pontos de COR e discriminador de uns 3 rádios. Assim fazemos um banco de dados aqui para quem for utilizar o mesmo modelo, facilitando sua vida.

Pode usar a placa de som onboard mesmo. A explicação do uso do software eu termino no final de semana. Ando muito enrolado nestes últimos dias. Mas nesse meio tempo você vão probidenciando os cabos.
PU5ELL

MensagemEnviada: Sáb Out 06, 2007 11:22 am    Assunto: QRV Responder com Citação

Saudações radioamadores !!!!

Infelizmente tenho que ser rápido agora, mas estou na escuta...

Estou somente com VHF por enquanto, no meu carro, portanto estou sofrendo exatamente o que estamos comentando...

A solução é certa, tirar a bunda da cadeira. Em outras palavras,

1) Dar bom exemplo no VHF, fazer presença, rodadas. Se bons radioaficcionados da Banda do Cidadão ainda conseguem fazer bons QSOs nos 11 metros, porque não seríamos capazes de estar no VHF?

2) Estamos num país acéfalo (sem governo), se quisermos ver nossos direitos garantidos temos que tirar a bunda da cadeira. Eu sugiro organizar um grupo caça-raposas para localizar e denunciar clandestinos. E para mim essa é uma das partes mais divertidas no radioamadorismo, exige estudo, experiência, eletrônica... Como os bons radioamadores gostam. Não é??

3) As bandas de RF não diferem das ruas. Existem gente boa e gente ruim lá. Você não vai mais sair de casa? Vai ficar sentado reclamando? QUEM NÃO REAGE, RASTEJA !

Nunca esqueça disso.

Grande abraço fraterno. Saúde e Paz !!!

73, PU5ELL, Eduardo, Americana-SP
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Forum do CRAM - Índice do Fórum -> VHF/UHF Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.